#NossoFutebol023 Os jogos do acesso e o terrível abstrato

Os jogos do acesso e o terrível abstrato

mosaico

Tão abstrato quanto desejado é o acesso à Série B do campeonato da CBF. É isso, meus caros. Chegamos aos dois jogos mais importantes do ano tricolor. Você sabe a qual a cor do céu? Se você tem certeza que ele é azul, pergunte ao torcedor do Fortaleza após o jogo do Macaé e ele te convencerá de que nem tudo que parece realmente é.

Pode colocar a liderança da primeira fase em um saco plástico que se abrirá em momento oportuno, para o bem ou para mal. Aproveitamento de 66,7%, de que vale isso? Um dos melhores ataques e o saldo de gols mais positivo da Série C? Apenas 2 derrotas em todo o certame até agora? Isso é número e agora não vale nada. Todos estes números irão se voltar contra ou a favor após o confronto contra o Xavante.

Chamusca: as capas dos jornais do dia seguinte ao jogo da volta já estão prontas. Em uma delas, você é o herói que apostou no time, deixou para trás propostas tentadoras e se mostrou um cara persistente e com esquema bem feito. Perde pouco, time consistente e isso deu o acesso tricolor sertraline tablets. Já no outro rascunho, a sua teimosia em deixar o time retrancado fez o time sucumbir mais uma vez diante de um Castelão lotado. É um perdedor cheio de medos, e voltou ao Fortaleza apenas para fazer o desfavor de manter o time na Série C.

Por conta disso tudo, meu caro, peço apenas uma coisa: não leia jornais, desligue a televisão. Blinde seu time das pessoas super bem intencionadas que sabem tudo que fará o time que você comanda conseguir o feito. Todos os mestres conhecedores da arte do futebol, travestidos de jornalistas e com uma camisa atrás de cada opinião, saberão como fazer seu time atropelar o Brasil de Pelotas, mas não se valha da prescrição que todos irão fazer. Um provérbio bíblico diz que “não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. No meio destas coisas todas que ouvirá até o primeiro jogo das quartas de final, há o que se aproveite, principalmente dos mais experientes. Discernir entre o útil e o inútil será fundamental nesse momento.

Como líder deste grupo que conquistou um cearense inacreditado, faça com que eles sintam a vitória como algo concreto. Faça com que cada jogador consiga colocar o acesso nas mãos, mesmo antes dos combates. Deixe-os sentir o cheiro da vitória sobre o Brasil de Pelotas. A textura dessa conquista, qual que é? Faça-os imaginar o antes e o depois do jogo da volta. Sei que amor à camisa é coisa fora de moda, pelo menos para a maioria, mas faça cada jogador ser mais humano que o normal: honra tem valor, transmita isso a eles. Um homem de honra pode valer mais que um gênio na escalação.

O resultado destes dois jogos não vai destruir o excelente trabalho deste grupo. Não vai mesmo. Vai apenas colocar estampas diferentes nas capas dos jornais, e trazer um pouco mais convicção aos donos da verdade. Para este blogueiro, que neste momento se coloca apenas mais um torcedor, uma bola pode resolver o ano, é verdade, e você, homem do futebol que é, sabe bem disso. Digo uma coisa, porém: essa bola entrar ou não vai depender muito da capacidade mental que o seu time tem de transformar o abstrato em algo concreto. Use a pressão a favor, e deixe o Cassiano da vez quebrar a banca.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *