#NossoFutebol022 Alguém pode duvidar que a Copa do Nordeste é um sucesso?

Alguém pode duvidar que a Copa do Nordeste é um sucesso?

Copa-do-Nordeste

 

Foram definidos os grupos do maior campeonato regional do Brasil na edição 2016: a Copa do Nordeste.

As bolinhas lançaram a sorte dos 20 clubes nordestinos que disputarão o troféu mais importante do primeiro semestre no futebol brasileiro.

A cerimônia realizada em Natal com requintes e cobertura dignos de um grande torneio deu merecido destaque ao troféu de nove peças douradas, representando cada uma os estados da região.

Em 2016, os grupos ficarão assim:

Grupo A

ABC – RN

Salgueiro – PE

Campinense – PB

Imperatriz – MA

 

Grupo B

América – RN

CRB – AL

Coruripe – AL

Estanciano – SE

 

Grupo C

Bahia – BA

Santa Cruz – PE

Confiança – SE

Juazeirense – BA

 

Grupo D

Sport – PE

Fortaleza – CE

Botafogo – PB

River – PI

 

Grupo E

Ceará – CE

Sampaio Correia – MA

Vitória da Conquista – BA

Flamengo – PI

 

Para garantir a classificação e prosseguir no torneio, cada clube terá que buscar se o líder do grupo ou ser um dos três melhores segundos colocados, padrão que se manteve da competição de 2015.

Alguns detalhes chamaram a atenção deste blog:

  1. Os dois representantes de Alagoas estão no mesmo grupo, juntando-se América-RN, time que já possui um título da Copa do Nordeste. A competição teve apenas seis campeões distintos, sendo o América um dos pertencentes a este grupo diminuto.
  2. Bahia-BA e Santa Cruz-PE cairam na mesma chave e encheram de peso o grupo B da competição. O bravo Confiança-SE terá que mostrar a força proletária para poder se sobressair e buscar a classificação.
  3. O grupo D tem composição praticamente idêntica à edição 2015. O Ceará-CE saiu para que o Sport-PE se juntasse a Fortaleza-CE, Botafogo-PB e River-PI. O clube pernambucano que sofreu para classificar-se na primeira fase do torneio em 2015 enfrentará logo na primeira fase o time que eliminara em 2015 na cobrança de penalidades.
  4. Dois clubes considerados gigantes no futebol do Nordeste não conseguiram suas vagas para 2016: Náutico-PE e Vitória-BA.
  5. O Ceará defenderá seu título, e logo na fase inicial terá que passar pelo sempre duro Sampaio Correia-MA, Flamengo-PI e também por um dos representantes baianos, o Vitória da Conquista.
  6. O único grupo composto somente por clubes de capitais é o Grupo D. Para questões logísticas, a vida destes clubes será bem diferente do ABC-RN, que irá enfrentar clubes do interior de seus respectivos estados.

Quem levará a melhor em 2016 é uma questão difícil de saber. Sempre disputada, a Copa do Nordeste atrai público e muitos patrocinadores. O fato é que o torcedor nordestino é privilegiado por organizar um campeonato cada vez mais importante no cenário nacional. Ganha o torcedor, os clubes, a boa rivalidade.

Seja qual for a sua camisa, sinta-se privilegiado. A festa é toda nordestina!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *